quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Educação superior é ampliada em Minas


Duas novas universidades federais e oito novos campi universitários fazem parte do programa de expansão do ensino superior em Minas Gerais, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Um deles é o campus de Teófilo Ottoni, vinculado à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que vai beneficiar o nordeste mineiro.

Teófilo Otoni, município situado no Vale do Mucuri, é considerado centro macrorregional. A implantação do campus visa aumentar a oferta de vagas da educação superior de graduação e pós-graduação, além de realizar atividades de pesquisa e extensão. As melhorias associadas à implantação do campus de Teófilo Otoni incluem o aumento de alunos matriculados no ensino superior público e o desenvolvimento dos setores produtivos regionais, tendo em vista a formação de mão-de-obra qualificada.

Os prédios da UFVJM em Teófilo Otoni terão capacidade para atender cerca de três mil alunos. A expansão da universidade no nordeste de Minas vai beneficiar, ainda, o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. Os cursos ofertados são: administração, ciências contábeis, economia, matemática e serviço social. As aulas do primeiro período letivo deste ano começam no próximo dia 18. A previsão de investimentos totais no campus de Teófilo Otoni até 2010 é de cerca de R$ 17 milhões.

PDE — Minas Gerais conta ainda com novas universidades federais — do Triângulo Mineiro (UFTM) e de Alfenas (Unifal) — e campi universitários em Ituiutaba, Rio Paranaíba, Divinópolis, Paraopeba, Sete Lagoas, Itabira e Varginha, vinculados às universidades federais de Uberlândia, Viçosa, São João del-Rei, Itajubá e Alfenas. Para inaugurar o PDE em Minas Gerais e garantir a participação do estado e dos seus 853 municípios, o ministro Fernando Haddad visita a cidade de Montes Claros, no norte mineiro, nesta sexta-feira, 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário