quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ampliação do metrô em BH está garantida


A articulação entre parlamentares nas instâncias municipal, estadual e federal, e a mobilização da sociedade em prol do metrô não foi em vão. O vereador Adriano Ventura (PT), autoridades e representantes da sociedade civil receberam notícia positiva sobre o repasse de verba para a expansão do metrô em BH e Região Metropolitana, em reunião realizada em Brasília na última terça-feira, 23.

O diretor do Departamento de Relações Institucionais da Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, e o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno de Lima, anunciaram na reunião que BH receberá investimentos do PAC da Mobilidade, que em todo o país terá recurso da ordem de R$ 18 bilhões. Desse montante, a capital mineira receberá em torno de 10%.

Coordenador Frente Pró-Metrô na Câmara Municipal, o vereador Adriano Ventura comemorou a notícia. “A demanda de recursos é maior do que o Governo Federal está oferecendo, mas já representa um avanço significativo para melhoria da mobilidade urbana em BH. De acordo com estudos do Ministério dos Transportes, a linha com maior probabilidade de receber os recursos é a Barreiro/Calafate”, disse Ventura.

Ficou determinado da reunião que será formado um grupo interministerial para acompanhar as obras do PAC da Mobilidade. Os deputados da Bancada de Minas irão se reunir para pautar a viabilidade de emendas parlamentares em favor das obras.

Estiveram presentes na reunião o vereador de BH Adriano Ventura (PT); de Betim, Antônio Carlos (PT); os deputados estaduais Fred Costa (PHS), Maria Tereza Lara (PT) e Elismar Prado (PT); os deputados federais Eros Biondini (PTB) e Gabriel Guimarães (PT); Afonso Carneiro Filho, diretor do Departamento de Relações Institucionais Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes; Luiz Carlos Bueno de Lima, secretário da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Davi Cardoso, administrador da Regional Norte de Betim, representantes do Movimento Pró-Metrô e lideranças populares.

Fonte: Site do vereador Adriano Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário