segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Colégio Estadual Central é revitalizado com o apoio de parlamentar do PT


Jovens estudantes do Colégio Estadual Central se unem em favor do projeto de revitalização da estrutura e da implantação de um centro de memória do Colégio Estadual Central, no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Em comemoração ao Dia do Estudante, os alunos inauguraram na quinta-feira, 10 de agosto, a pintura do muro de uma das maiores e mais antigas unidades de ensino público no Estado.  Agora os alunos estão na fase de elaboração do projeto de preservação e conservação da histórica da escola e contam também com o apoio do deputado federal Gabriel Guimarães para a sua implementação.

Todo o muro no entorno da Unidade I, que totaliza cerca de 1.800 metros quadrados, foi repintando por cerca de 40 grafiteiros e alunos voluntários. Além da pintura, o projeto busca reunir, organizar e disponibilizar informações e documentos sobre a trajetória da Escola Estadual Central e, dessa forma, divulgar a história, memórias, culturas e princípios pedagógicos.  A unidade conta hoje com 3.500 alunos e é um patrimônio histórico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com os jardins originais criados por Burle Marx. O Projeto de Valorização e Busca Histórica da Memória da escola foi idealizado pelo estudante Vítor Diniz, membro do Conselho Colegiado, sobretudo, porque o Estadual Central guarda uma história valiosa a ser preservada. Em suas salas, intelectuais, artistas e políticos como Arthur Bernardes, Getúlio Vargas, Dilma Rousseff, Virgílio Guimarães, Aluísio Marques, Henfil Betinho, Fernando Sabino, entre outros que fizeram e fazem história.

Para o deputado federal Gabriel Guimarães, os alunos estão contribuindo com a preservação de um dos maiores patrimônios do Estado e o mandato estará sempre trabalhando pela cultura e história de Minas. “Pedimos a museóloga Hélvia Vorcaro o desenvolvimento do projeto idealizado pelo Vítor, agora vamos levá-lo ao Ministério da Cultura, em Brasília”, garante Gabriel.  O deputado afirma que é fundamental o apoio de todos os ex-alunos para que o projeto se concretize e para a preservação da educação e a cultura no Colégio Estadual Central, sobretudo por sua importância histórica. “Como deputado federal, vou trabalhar intensamente para a concretização desse projeto, buscando os apoios institucionais dos governos municipal, estadual e federal e de todos que queiram contribuir para a sua realização”.

Fonte: Site do deputado federal Gabriel Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário