quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jovens recebem diploma por participação política


Na quarta-feira, 21, o vereador Adriano Ventura (PT) representou a Câmara Municipal de Belo Horizonte na entrega de certificados aos jovens do Projeto Parlamento Jovem (PJ) 2011. Ventura fez a entrega do diploma juntamente com representantes da PUC Minas, da Secretaria de Estado de Secretaria de Esportes e da Juventude. O evento aconteceu no Auditório Juscelino Kubitschek da Cidade Administrativa.

Centenas de alunos de duas escolas públicas e duas escolas privadas da capital receberam os certificados, além do documento final onde constam todas as propostas elaboradas e aprovadas por eles na etapa municipal. “A entrega destes documentos marca o encerramento de uma importante fase de um projeto de conscientização de jovens que poderão, futuramente, representar a sociedade no parlamento”, disse o vereador Adriano Ventura, que também é professor da PUC MINAS e parceiro do projeto.

Os trabalhos do Parlamento Jovem deste ano tiveram como tema central: “Drogas: como prevenir” e as discussões foram divididas em três subtemas: “ O jovem e o papel da família”, “O jovem e o papel da escola” e “O jovem e o papel da sociedade”. As atividades incluíram oficinas, palestras, cursos e debates na CMBH, PUC-MINAS e Assembleia Legislativa.

Propostas poderão ser apreciadas na CMBH

As propostas elaboradas e votadas pelos alunos participantes do PJ 2011 estão em análise pela Comissão de Participação Popular e poderão ser apreciadas em plenário no Legislativo Municipal. Entre os encaminhamentos, os jovens sugeriram a capacitação dos agentes do Programa Saúde da Família (PSF) sobre o tema, a inclusão de depoimentos de ex-usuários de drogas nas rádios e televisões locais, com garantia do anonimato opcional, além de propagandas específicas sobre a prevenção do uso de drogas.

“As sugestões encaminhadas pelos jovens que participaram do PJ neste ano demonstram um amadurecimento político desses alunos. Foram propostas coerentes e que dizem respeito os interesses de cidade, sobretudo no que tange a política de prevenção às drogas. É importante que mais escolas participem deste projeto”, finalizou o vereador Adriano Ventura.

Fonte: Site do vereador Adriano Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário