sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Município mineiro é incluído no programa Caminho da Escola


Trabalho conjunto entre o deputado federal Gabriel Guimarães e o pré-candidato a prefeito de Capitão Enéas, César Emílio, garante a inclusão da cidade no programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. Capitão Enéias será um dos 70 municípios brasileiros beneficiados pela política de renovação da frota de veículos de transporte escolar no país. Nesta fase, mais de 26 mil alunos da rede pública vão receber, nos próximos dias, as primeiras bicicletas escolares e capacetes do programa. Estudantes de Capitão Enéas receberão 250 unidades que serão utilizadas como opção de transporte. A chegada às prefeituras vai depender da capacidade de entrega de cada empresa vencedora do pregão eletrônico e da distância das fábricas em relação a cada município beneficiado.

A nova opção vale tanto para a área rural quanto para a urbana. “ A inclusão de Capitão Enéas neste programa trará benefícios para os estudantes que diariamente percorrem pequenas e médias distâncias para frequentar as aulas.   Eles terão um meio de transporte que não agride o meio ambiente e ainda proporciona atividade física saudável”disse Gabriel.

César Emílio ressaltou a importância deste programa para os alunos da rede pública. “ Os alunos terão as bicicletas para seu uso diário, ficando responsável por sua manutenção.  Dependendo da assiduidade na escola e das notas nas avaliações, a prefeitura pode até doar as bicicletas para os alunos beneficiados. O ato de entrega será motivo de festa para os estudantes da cidade e me orgulho por ter contribuído para incluir nosso município neste programa” comemorou César Emílio.

Criado em 2007, o programa implementou a aquisição de mais de 12 mil ônibus e entregou cerca de 300 lanchas a municípios ribeirinhos. A partir deste ano, incluiu a bicicleta como alternativa de transporte. Até o fim do ano letivo, estudantes de aproximadamente 300 municípios serão atendidos com 100 mil bicicletas.

Especificação — Testada em laboratório credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a bicicleta escolar tem as opções de aros 20 e 26, quadro reforçado, selim anatômico, para-lamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais. Como acessórios, tem bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem.

Fonte: Site do deputado federal Gabriel Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário