sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Betim ganha núcleos esportivos e de lazer do programa Esporte para Todos


A população de Betim, em Minas Gerais, pode usufruir de atividades esportivas e de lazer por meio do programa Esporte para Todos, que está disponível em 15 núcleos esportivos espalhados pela cidade. São 20 atividades oferecidas com o acompanhamento de profissionais capacitados, médicos, fisioterapeutas e psicólogos, que oferecem apoio biopsicossocial para crianças e adolescentes.

Desenvolvido pela prefeitura de Betim com recursos viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, o programa atendeu em 2011 cerca de 7.800 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“O maior objetivo do programa é proporcionar atividade física gratuita, de qualidade e acessível, que proporcione qualidade de vida para a população”, afirma o coordenador-geral do programa, Antônio Fernando Santos. Além das modalidades esportivas, como futsal, handebol, ginástica, judô e vôlei, o projeto também oferece aulas de capoeira, hip hop, hidroginástica e peteca.

“Temos dois núcleos principais: um no Bairro Angola e outro em Teresópolis, um bairro mais da periferia. O programa atua em ginásios, quadras, espaços da prefeitura, escolas e onde mais haja espaço, necessidade e interesse da população”, ressalta o coordenador.

Apesar de o principal público ser composto por crianças entre 6 e 12 anos, o Esporte para Todos também disponibiliza atividades como alongamento, ioga e ginástica para idosos, além de modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência.

Equipes de competição
Em complemento ao trabalho de iniciação esportiva, o projeto resolveu formar equipes de competição. Com 1.500 atletas de alto rendimento formados em várias modalidades, o programa compete em torneios e campeonatos estaduais e brasileiros.

“Recentemente, participamos de dois eventos importantes: A Semana da Ginástica Mineira, que reuniu 350 ginastas do estado, e a Ginástica de Gala, que contou com 4.300 espectadores e 200 atletas - 34 do nosso projeto”, conta Antonio. “Foi muito importante para nossos atletas participarem destes eventos, pois a proximidade com ídolos da ginástica brasileira, como Daniele Hypolito, Dayane dos Santos e Jade Barbosa, valoriza o nosso trabalho e é um incentivo fundamental para que nossos jovens continuem no esporte”, completa o coordenador.

Fonte: Ministério do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário