terça-feira, 10 de janeiro de 2012


Mais duas toneladas de medicamentos e insumos foram enviadas nesta terça-feira (10) a Belo Horizonte (MG), além das oito toneladas que já haviam sido enviadas na semana passada. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhou, também nesta terça-feira, o trabalho das equipes de saúde nas regiões atingidas por enchentes em Minas Gerais.

O ministro foi aos municípios de Além Paraíba, Guidoval e Ubá, onde visitou hospitais e unidades de saúde, observando se todos os pacientes de risco já haviam sido devidamente transferidos. Ele explicou que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS) vem participando de ações de prevenção para evitar mortes em deslizamentos recentes, como nos municípios de Juiz de Fora e Contagem.

Outra preocupação é garantir que não haja interrupção no tratamento de pacientes com doenças crônicas. A FNSUS está identificando as pessoas mais vulneráveis e que vão precisar de assistência, como pacientes que fazem hemodiálise, pessoas em tratamento oncológico e mulheres no último trimestre de gestação. Para o Ministério da Saúde, é fundamental que as pessoas fiquem atentas com relação a acidentes com animais peçonhentos, com o tétano, com o perigo de contrair leptospirose e doenças decorrentes da água de má qualidade. Por isso, o ministério está verificando os estoques de soros e vacinas e o envio de hipoclorito para as regiões onde faltará água própria para consumo humano.

Há 100 profissionais de saúde cadastrados na FNSUS a disposição de Minas Gerais para ajudar nos trabalhos de ajuda às vítimas. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos, entre outras especialidades, que se prontificaram a trabalhar em situações de emergências. Os interessados ainda podem se cadastrar.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário