quarta-feira, 14 de março de 2012

Minas Gerais recebe fórum para debate sobre Sistema Nacional de Cultura


As cidades de Uberlândia, Divinópolis, Montes Claros, Poços de Caldas, Almenara e Juiz de Fora receberam nova etapa do Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais. De março a junho, o fórum realizou encontros regionais para fomentar o diálogo entre os poderes públicos locais e a sociedade civil, além de debates em formato de audiências públicas, em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais e orientações sobre a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, fornecidas por consultores da Unesco.
A principal meta desta edição é levar para o interior as discussões sobre políticas culturais, tendo em vista a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A expectativa é de que o fórum contribua para se atingir a terça parte do total dos municípios mineiros adeptos ao SNC até o final de junho de 2012. Esse número tem como base a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Cultura, que prevê 60% dos municípios brasileiros integrados até 2020.

Segundo dados do ministério, atualmente 62 municípios (7,3 % do total de 853 municípios mineiros) aderiram ao sistema. “Nesse sentido, pretendemos mobilizar intensamente agentes, gestores, artistas e produtores comprometidos com as culturas locais para que participem ativamente de todo o processo”, conta a representante do MinC no estado.

No ano passado, entre os meses de outubro e dezembro, foram realizados quatro encontros do Fórum de Políticas Culturais em Belo Horizonte, que abordaram os temas: economia criativa, financiamentos para cultura, Sistema e Plano Nacional de Cultura, patrimônio histórico, memória e formas de participação da sociedade civil.

O fórum é constituído pelas parcerias entre o Ministério da Cultura; Universidade Federal de Minas Gerais; Fundação Nacional das Artes (Funarte MG); Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais; Associação Mineira dos Municípios; Observatório da Diversidade Cultural; Sebrae/MG; SESC/MG; Comissão de Cultura; Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur).

Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário