sexta-feira, 16 de março de 2012

Odair Cunha defende política de incentivos para exportação de café em grão




"Nós precisamos desenvolver cada vez mais uma política onde o produtor seja valorizado e que tenha uma renda adequada para o produto". A afirmação é do deputado Odair Cunha. O parlamentar participou do programa Rádio TVPT entrevista -- Valorização do café brasileiro.

Minas Gerais, estado de Odair Cunha, é um dos maiores produtores e exportadores do Brasil. O parlamentar é um dos defensores no Congresso Nacional de uma política de incentivos para a exportação de café em grão.

"O desafio colocado para o Brasil é se afirmar, cada vez mais, no cenário internacional. O acordo internacional do café vai comemorar agora 50 anos de existência, o Brasil renovou sua adesão ao tratado e nós tivemos a oportunidade de estar na semana passada na 58ª sessão da Organização Internacional do Café, esta organização é um espaçoonde nós temos países produtores e países consumidores, ou seja, aqueles que se dedicam especialmente a este tema se encontraram lá, é uma oportunidade de nós debatermos temas como a sustentabilidade, a agregação de valor, nós precisamos fazer marketing do café brasileiro".

Odair Cunha destaca os avanços trazidos pela MP 545, que mexeu profundamente no sistema tributário, relacionado à cafeicultura. "O sistema antigo proporcionava, por exemplo, empresas laranjas, o que era ruim para o setor na medida em que o tributo se constituía num instrumento e numa vantagem concorrencial, veja, nós defendemos a neutralidade tributária, quando o tributo ele interfere e se torna um elemento de concorrência é negativo eu diria que a medida provisória ela trouxe justiça tributária para o setor e fez com que todos os réus da cadeia do café ganhassem."

O parlamentar destaca o papel da agricultura familiar na produção de café. De acordo com ele, hoje, no Brasil, mais de 51% da produção vem dos agricultores familiares. 

Fonte: Rádio TVPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário