quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jovens de Divinópolis encontram nos CRAS oportunidade para uma vida nova


A oportunidade de se profissionalizar e conquistar espaço no mercado de trabalho, de ter acesso a opções de lazer e de reforçar o senso de cidadania tem mexido com a vida de centenas de jovens de Divinópolis (MG). O trabalho da equipe do Projovem Adolescente – programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – em parceria com a Fundação Educacional de Divinópolis e Universidade Estadual de Minas Gerais (FUNEDI/UEMG), entre outras entidades, é responsável pelo encaminhamento de muitos divinopolitanos ao mercado de trabalho. Essa tem sido a marca do trabalho desenvolvido nos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. 

A parceria acontece desde abril de 2009 e já foi renovada para 2010. Após concluir os cursos oferecidos nos CRAS, muitos desses jovens vencem o desafio de entrar no mercado de trabalho. Neste ano, será introduzida na iniciativa a plataforma de cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com uma nova metodologia e novas oportunidades no mercado de trabalho. 

Projovem Adolescente - Modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Adolescente é voltado, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 17 anos. Serviço socioeducativo de convívio de assistência social, o programa integra as ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

A coordenadora dos CRAS e integrante do Conselho Municipal da Juventude de Divinópolis, Adriana Eva, aponta os resultados da iniciativa. “O êxito do Projovem Adolescente pode ser constatado com melhorias na qualidade de vida e na redução dos índices de violência”. Sua declaração se baseia na realidade vivida no dia-a-dia e também num trabalho coordenado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que diagnostica a exposição do jovem brasileiro à violência, em termos quantitativos e qualitativos. A pesquisa, inclusive, utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Temos que comemorar esse resultado. Sabemos que ele só foi possível através do investimento em políticas públicas específicas para a juventude, e principalmente de programas como o Projovem Adolescente, que trabalha no território e tem um acompanhamento com as famílias e a rede de serviços, através da equipe do CRAS”, finaliza Adriana. 

Cidadania e Lazer – Outra premissa deste programa do Governo Federal voltado para os adolescentes - e executado em parceria com os Municípios - é trabalhar com valores sociais, éticos, políticos e de cidadania, possibilitando a eles conhecerem os serviços e políticas existentes em sua comunidade, promovendo o acesso aos direitos sociais. 

No que diz respeito aos participantes do programa, as atividades são diversas, como os cursos de primeiros socorros, por exemplo. Além de receberem iniciação profissional e social, os adolescentes têm a oportunidade de absorver a cultura regional e de se divertir em atividades de lazer.

Entre as atividades que envolvem cultura regional, o CRAS de Divinópolis oferece: participação e valorização de eventos e artistas da cultura popular local; oficinas com pinturas artísticas; exposições de textos nos espaços públicos do Município; oficinas poéticas com artistas locais; promoção e participação em oficinas do Ponto de Cultura; e ciclo de debates. 

O Plano de Trabalho para 2010 foi feito de forma participativa, numa tentativa de garantir a ampla e concreta participação dos jovens. Os CRAS de Divinópolis pretendem dar continuidade às atividades, focando as ações que visam a orientação cidadã e a inserção destes adolescentes no mundo do trabalho, a partir de um diagnóstico das principais viabilidades econômicas e demandas do Município. Além de manter as entidades que acompanharam o programa ao longo do ano de 2009, novas parcerias serão criadas com empresas e indústrias neste ano. 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Nenhum comentário:

Postar um comentário