quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Padre João acompanha os coordenadores nacionais do MAB em reunião com o Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República


O deputado federal Padre João participou da reunião com o Secretário Nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, juntamente com o Movimento dos Atingidos por Barragens, na quarta-feira, dia 15. O objetivo foi fazer um balanço sobre as atividades de 2011 e propor novas articulações para 2012.

A avaliação que o movimento apresenta para o secretário é que  2011 foi um ano muito importante para os atingidos, uma vez que se instaurou uma mesa de negociações em que diversos ministérios se fizeram presentes. Entretanto, para esse ano, necessário se faz propostas mais concretas, uma vez que se avançou no campo político, agora precisam dar respostas pragmáticas e concretas para a base do movimento. 

Eles propõem para o governo que seja instituído uma Política Nacional de tratamento aos atingidos por barragens, bem como seja criado um Fundo nacional para garantir a política de reparação e fim um órgão  ligado ao sistema Eletrobrás que seja responsável para tratar e implementar a política e  que atue na perspectiva de acompanhar e solucionar os problemas dos mesmos. 

Padre João ressalta o papel e o compromisso do parlamento na implementação dessa política e na garantira de efetivar direitos dos atingidos.  Fala ainda da necessidade dos parlamentares do Partido dos Trabalhadores de atuarem de encontro com o governo federal, garantindo que seja cumprido todas as promessas que a presidenta Dilma apresentou no diálogo com os movimentos sociais. 

O secretário avalia que muito se avançou desde que o ex-presidente Lula afirmou que o Estado Brasileiro tem uma dívida histórica com os atingidos, e que a presidenta, disse, sem demagogia, que irá fazer de tudo que puder para atender as necessidades dos atingidos, o que a secretaria geral da presidência vem trabalhando para garantir. 

Fonte: Site do deputado Padre João

Nenhum comentário:

Postar um comentário