sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lopes debate enfrentamento às drogas com população de Divinópolis

 
O alto índice de consumo de drogas, em especial o crack, tem preocupado as autoridades da cidade de Divinópolis. O assunto motivou a Câmara de Vereadores e o deputado federal Jaime Martins a realizar uma Audiência Pública que aconteceu na noite desta quinta-feira, 12, na cidade. O deputado federal Reginaldo Lopes ,que presidiu a Comissão Especial de Políticas Públicas sobre o Crack e outras Drogas (Cedroga) da Câmara dos Deputados, participou do evento.
 
A Audiência foi divida em quatro painéis e o parlamentar foi responsável por desenvolver o tema “Políticas Públicas Nacionais Antidrogas – Exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Cedroga”. Lopes explicou que a Cedroga fez um extenso diagnóstico durante todo ano de 2011 e apresentou 11 Projetos de Lei dentro dos eixos de Prevenção, Tratamento e Acolhimento, Requalificação Profissional e Reinserção Social, Legislação e Repressão.
 
O deputado destacou, ainda, a preocupação da Presidenta Dilma Rousseff com o problema das drogas no País e a liberação de recursos federais para a adoção de medidas urgentes para reprimir o tráfico e proteção aos usuários. Também relatou sobre a necessidade de alterações na legislação federal para maior proteção às vítimas do crack.
 
O parlamentar ressaltou que a participação popular foi relevante na elaboração das propostas da Comissão, pois houve acompanhamento dos debates da comunidade virtual, das audiências públicas na Câmara e dos seminários regionais sobre soluções locais de combate às drogas. “Por isso audiências como esta que ocorre em Divinópolis são de extrema impotância”, salientou.
 
A audiência debateu também “Políticas Públicas Estaduais Antidrogas”, mediado pelo Subsecretário de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Cloves Benevides. O terceiro painel foi desenvolvido pelo Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude e Coordenador da Campanha Todos contra a Pedofilia, Carlos José Fortes (Casé) que falou sobre o perigo das drogas e o seu impacto na sociedade atualmente.
 
 E no final do evento, o ex-Secretário Adjunto do Desenvolvimento Social – Política Sobre Drogas e Direitos Humanos de Divinópolis, Adriano Siqueira, falou sobre a Evolução da Política Sobre Drogas no Brasil. Em seguida, foi aberto um debate com os palestrantes por meio dos núcleos de participação compostos com perguntas e participação da plateia e autoridades presentes.
 
 A audiência pública contou com a presença de especialistas de renome do setor, professores e autoridades regionais, representantes de comunidades terapêuticas, autoridades jurídicas ligadas à área, profissionais da área de saúde, comunidades escolar e acadêmica.
 
Fonte: Site do deputado Reginaldo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário