quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ministério da Saúde vai investir R$800 mil na construção da sede do Centro de Referência em Medicina Física e Reabilitação em Minas


O Ministério da Saúde liberou R$ 800 mil, esta semana, por meio de emenda parlamentar do deputado federal, Odair Cunha (PT-MG), para a Prefeitura Municipal de Varginha. O recurso é destinado à construção da sede do Centro de Referência em Medicina Física e Reabilitação, que abrangerá também o Centro de Fisioterapia, que atualmente, funcionam em prédios separados e alugados.

Para o deputado Odair Cunha, a construção da sede do Centro de Reabilitação representa a união de esforços do município com governo federal. "Essa foi mais uma luta do nosso querido prefeito Corujinha e, em breve, a população de Varginha e dos demais municípios atendidos pelo Centro terão um local com toda a infraestrutura necessária para o bom atendimento dos casos de reabilitação", afirmou Odair Cunha.

O Centro de Reabilitação é uma macrorregional que atende a 121 cidades por meio das microrregionais de Alfenas, São Lourenço/Caxambu, Itajubá, Lavras, Machado, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Pontas e Varginha. Segundo a coordenadora do Centro de Reabilitação, a psicóloga Ariane Caroline de Macedo Surita, o número de pessoas atendidas por mês é de aproximadamente 2.250. O centro é composto por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, ortopedista, assistente social, recepcionista, auxiliar de recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

Os pacientes são encaminhados para o Centro de Reabilitação para avaliações multiprofissionais e para o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares para locomoção, como cadeira de rodas. As pessoas encaminhadas ao Centro de Reabilitação, normalmente, apresentam no quadro clínico alguma seqüela de doenças como paralisia cerebral, AVC, aneurismas, paralisia infantil, vítimas de acidentes ou são pacientes com amputação de membros superiores e/ou inferiores, com doença de Parkinson, doença de Alzheimer, entre outros casos.

Com a liberação do recurso, a próxima ação da prefeitura será elaborar e executar o processo licitatório para definir qual empresa ficará responsável pela obra. O Centro de Reabilitação e Fisioterapia será erguido no bairro São Geraldo e terá uma área total de construção de 1.203 m², divididos em dois pavimentos. O espaço será adaptado para garantir o acesso dos usuários e contará com sala de curativos e enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, sala de máquinas, sala de avaliação, psicologia, terapia ocupacional, termoterapia, sala de ondas curtas, sala de reunião, ginecologia e obstetrícia, pneumologia, terapia de grupo, consultório pediátrico e de neurologia, sala de mecanoterapia, sala de turbilhão e parafina, assistência social, sala de administração e informática, refeitório, além de área com piscina coberta e banheiros adaptados.

Fonte: Site do deputado federal Odair Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário