quarta-feira, 18 de abril de 2012

Parlamentar defende atividade cafeicultora brasileira


Algumas conquistas para o setor cafeeiro nacional podem ser comemoradas graças ao trabalho de articulação política do deputado federal e vice-líder do Governo, Odair Cunha (PT-MG). O parlamentar, como vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa da Cafeicultura no Congresso Nacional, trabalhou para a prorrogação do prazo da Resolução 3.966/11, do Banco Central, que trata do endividamento do setor do café. Atuou ativamente na aprovação da Medida Provisória nº 545, que foi sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff e convertida na Lei 12.599, em março de 2012. “A MP torna o produto mais acessível e deve ser recebida com encômios tanto pelo aspecto econômico, já que propiciará a abertura de mercados, como do ponto de vista jurídico, que significa menor tributação indireta sobre o consumo”, defende Odair. 

Ontem, 17/04, o deputado Odair Cunha foi homenageado pela Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, na 8ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil 2011. A cerimônia apresentou a limitada e exclusiva produção dos cafés premiados pelo Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Segundo a ABIC, Odair recebeu a homenagem, pois seu mandato tem apoiado e trabalhado para dar sustentação e assegurar o desenvolvimento da cadeia produtiva do café. “A cafeicultura é um dos temas prioritários do meu mandato, por isso, meu trabalho em prol do café brasileiro é uma missão política pertinente”, disse Odair durante o evento. 

Frente Parlamentar do Café
Na semana passada, Odair Cunha se reuniu com o presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa da Cafeicultura no Congresso, o deputado Diego Andrade (PR-MG), para definirem juntos os próximos objetivos a serem traçados pela Frente (foto). Ficou decidido concentrar as ações na aprovação do Código Florestal com proteção ao setor cafeeiro e fim da insegurança jurídica para os produtores. Na ampliação dos prazos descritos no artigo 8º da Lei 11.775/08, que instituiu a possibilidade de renegociação e liquidação dos débitos oriundos de operações de crédito rural. E na promoção do café brasileiro na Copa de 2014. “É uma ótima oportunidade de mostrar ao mundo que temos o melhor café”, explica Odair Cunha. 

Fonte: Site do deputado federal Odair Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário