terça-feira, 22 de maio de 2012

A carne de porco de Uberlândia avançou no mercado chinês

China

A carne de porco brasileira avançou no mercado chinês, depois da liberação da entrada de carne de porco sem osso naquele país de mais um frigorífico, localizado na cidade mineira de Uberlândia. Este é o quarto frigorífico a receber a autorização. Os demais estão localizados em Goiás (1) e Santa Catarina (2).

De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil continua em negociação para ampliar a lista, com a inclusão de mais 14 frigoríficos. Tudo depende, ainda, de alguns trâmites burocráticos que precisam ser vencidos pelo serviço de inspeção veterinária chinesa. A expectativa é que o processo seja concluído até junho.

Argentina

sA Argentina encerrou nesta terça-feira (22) o embargo à carne suína brasileira. O anúncio foi feito pelo embaixador da Argentina no Brasil, Luis Maria Kreckler, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, em reunião nesta terça-feira, em Brasília.

Segundo o embaixador argentino, o secretário do Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, reuniu-se com os importadores de carne suína para comunicar o fim do embargo.

Este é o primeiro gesto argentino de regularização do comércio bilateral, após a reunião ocorrida na semana passada entre os ministros Mendes Ribeiro Filho, Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) com o ministro argentino Héctor Marcos Timerman (Relações Exteriores) e o secretário Guillermo Moreno.

A reunião entre o embaixador argentino e o ministro da Agricultura brasileiro também serviu para tratarem da suspensão sanitária de importações de uvas-passas da Argentina. Mendes Ribeiro Filho informou já ter determinado a liberação das importações, assegurando que vai fazer todos os esforços para imediata solução do impasse.

Fonte: Ministério da Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário