quinta-feira, 24 de maio de 2012

IFMG inaugura campus com 580 estudantes


Já abrigando 580 alunos desde março deste ano, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) inaugura oficialmente nesta sexta-feira, dia 25, o Campus Governador Valadares. A sede própria está localizada na Avenida Minas Gerais, 5189, bairro Ouro Verde. O deputado federal Leonardo Monteiro (PT), que tem a educação como prioridade do seu mandato, articulou a vinda do IFMG para Valadares junto ao Ministério da Educação, em parceria com a prefeitura. O parlamentar defende que investir no ensino público é investir no desenvolvimento social e econômico do município.

“Ao oferecer gratuitamente cursos de nível superior e técnico, o IFMG vai transformar o futuro e a realidade dos nossos jovens e adultos. Acredito que a educação é o caminho certo para o desenvolvimento de Valadares e de toda a região”, ressalta o deputado. A sede do IFMG fica em local próximo ao futuro campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, que em junho realiza o vestibular para as primeiras 375 vagas dos nove cursos iniciais em Valadares. A rede federal de ensino em Governador Valadares ainda conta com um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que oferece cursos de graduação e pós-graducação na modalidade semi-presencial (à distância), em convênio com as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (Ufop) e Lavras (Ufla).

Na solenidade do lançamento da pedra fundamental, em outubro de 2009, o deputado Leonardo Monteiro, que teve o seu trabalho destacado por todos os presentes, recordou o momento em que recebeu do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Moreira Pacheco, o nome das 12 cidades que seriam contempladas com a implantação do IFMG e percebeu que Valadares havia ficado de fora da lista. “Fico muito feliz em lembrar que participei desde os primeiros passos para a implantação do nosso campus, ao indicar Valadares para ser incluída na lista das contempladas. Este é um momento de muita alegria para mim, como deputado e valadarense”, afirmou o parlamentar. Na mesma ocasião, a prefeita Elisa Costa (PT) ressaltou o importante papel do deputado Leonardo Monteiro para a implantação do campus do IFMG em Valadares. “O Instituto é uma vitória que a prefeitura comemora junto com o deputado Leonardo Monteiro. Leonardo sempre nos apoia quando buscamos recursos em Brasília, para a nossa cidade. Por isso, destaco a atuação do nosso parlamentar, companheiro incansável na luta pela democratização da educação e pelo desenvolvimento de Valadares”, destacou Elisa.

Na avaliação de Leonardo Monteiro, a implantação do IFMG em Valadares é resultado de um governo federal que trabalha para que a educação seja prioridade neste país, e que seja direito de todos.

HISTÓRICO E ESTRUTURA
As atividades do IFMG em Valadares começaram em abril de 2010, com 120 estudantes, no Polo da UAB. Posteriormente, as atividades funcionaram no prédio da Fadivale. O campus definitivo do Instituto Federal possui um prédio de ensino com 21 salas de aulas, e capacidade para 55 alunos cada; dois laboratórios de informática; laboratórios didáticos de física, química e biologia; biblioteca e sala de estudo. No prédio administrativo, há nove salas e auditório. Em outro prédio, está a cantina onde funciona uma empresa especializada na comercialização de lanches e serviço de self-service. Em todos os prédios há banheiros comuns e destinados às pessoas com necessidades especiais.

Os cerca de 580 estudantes atuais estão regularmente matriculados nos seguintes cursos: Bacharelado em Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental (cursos superiores); Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho (cursos técnicos integrados ao médio); e Técnico em Segurança do Trabalho (curso técnico subsequente ao médio).

PAVIMENTAÇÃO
Em sua atuação na comissão de Orçamento do Congresso, Leonardo Monteiro articula os recursos para o asfaltamento do acesso ao Instituto, com projeto elaborado pela UFJF. Esses recursos serão viabilizados via orçamento próprio do DNIT ou por emenda da bancada, e serão incluídos este ano no Orçamento, para execução em 2013. O deputado também já solicitou ao DNIT que providencie radares, redutores de velocidade e sinalização no trecho entre o anel rodoviário na extensão da Avenida Minas Gerais e o entroncamento da BR-259 com a BR-116.

“Nossa atuação em relação ao Instituto Federal vem desde a época em que reivindicamos a presença do instituto em nosso Estado e o presidente Lula nos atendeu, com unidades em Governador Valadares, Araçuaí, Almenara e Pirapora. Estamos acompanhando a questão da manutenção do acesso, no sentido de garantir que veículos tenham condições de trafegar até o campus, levando estudantes e servidores. O Instituto Federal é uma das mais importantes conquistas para a educação no Vale do Rio Doce, e precisamos lutar para fortalecê-lo cada vez mais. Nosso objetivo é que o campus do IFMG cresça em sua infraestrutura, e que em breve possa contar com mais cursos, laboratórios, bibliotecas e até alojamentos, garantindo uma educação pública, gratuita e de qualidade aos nossos jovens”, ressaltou Leonardo Monteiro.

Fonte: Site do deputado federal Leonardo Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário