sexta-feira, 18 de maio de 2012

MDA entrega mais 42 retroescavadeiras em Minas Gerais


Melhorar e reestruturar estradas vicinais permitindo que propriedades rurais e zonas urbanas sejam interligadas mais facilmente, favorecendo a agricultura familiar. Com este objetivo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou neste sábado (19), retroescavadeiras a 42 municípios de Minas Gerais, um investimento de R$ 6,4 milhões nesta segunda etapa da entrega de equipamentos para o estado. Em março, outros 46 municípios receberam as máquinas, somando investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões.  A iniciativa é mais uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“A entrega das máquinas implica em contribuição para o desenvolvimento da agricultura familiar. Estradas com melhores condições auxiliam no escoamento da produção dos trabalhadores rurais, tanto para atender aos mercados locais, quanto aos programas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explica o delegado do Ministério.

Alcides Guedes Filho observa que as retroescavadeiras também vão desempenhar outra função. “Os equipamentos serão utilizados na construção de pequenas barragens, que vão auxiliar o trabalho dos agricultores no período de estiagem. A água é essencial para a criação de bovinos, caprinos, aves e para a piscicultura”, diz o delegado do Ministério do Desenvolvimento.

A seleção para a escolha dos municípios beneficiados pela ação do PAC 2 segue alguns critérios. Dentre eles estão, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, ter menos de 50 mil habitantes, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtos registrados no município.

Fonte: Site do deputado federal Leonardo Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário