terça-feira, 12 de junho de 2012

Encontro pré-eleitoral reúne quase mil pessoas de mais de 130 cidades das regiões sul, sudoeste e centro-oeste de Minas


A poucos dias do período eleitoral e da corrida às urnas, que decidirá o cenário político dos municípios, o Partido dos Trabalhadores (PT) da Campanha realizou com a participação e a organização dos mandatos dos deputados Odair Cunha e Ulysses Gomes, o Encontro Regional Pré-Eleitoral. O evento aconteceu neste sábado, 09/06, e encerrou a agenda do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com o deputado federal Odair Cunha ao sul e sudoeste de Minas Gerais. 

O encontro reuniu quase mil pessoas de mais de 130 cidades das regiões sul, sudoeste e centro-oeste de Minas. Entre elas, pré-candidatos a prefeito, vice e vereador do PT e de partidos aliados, além de pessoas que trabalharão na campanha eleitoral 2012.

Com o objetivo de preparar os candidatos para as eleições municipais, o evento trouxe renomados profissionais do setor jurídico e da área de marketing para ministrar palestra e tirar as dúvidas dos participantes. O tema “Condutas vedadas aos agentes públicos e Ações Eleitorais” foi abordado pelos advogados Alexandre Alkmim e Gustavo Riani. O publicitário e professor Pedro Seixas ministrou a palestra sobre “Como falar em público; procedimentos nos discursos e em programas de rádio e TV”. 

Ainda para dividir as experiências bem sucedidas no executivo municipal foram convidados:o prefeito da Campanha, Roberto Silva, o prefeito de Piranguinho, Adoniran Martins Reno e o ex-secretário de Cultura da prefeitura de Pouso Alegre, Rafael Huhn. Já o conhecimento do legislativo municipal foi trabalhado pelo vereador de Varginha, Rogério Bueno, pela vereadora de Camanducaia, Tânia Theodoro, vereador de Itajubá, Paulino Abranches, e vereador de Monte Sião, João Paulo Ribeiro. 

O encontro ainda proporcionou o contato dos pré-candidatos com empresas como agências de publicidade, gráfica, empresas de impressão de banners, faixas e outdoors, de confecção de troféus, de produção de vídeos, entre outras. 

Além do deputado federal, Odair Cunha (PT-MG), e do deputado estadual, Ulysses Gomes, o encontro teve a presença do presidente da Funasa, Gilson Queiroz, do diretor de gestão corporativa de Furnas Centrais Elétricas, Luís Fernando Parolli, da assessora de Furnas, Geisa Teixeira e do cientista político norte-americano, Willian Nylen.

Ministro destaca importância dos prefeitos para implantar programas do Governo na área da Saúde

Participando do encontro, Padilha destacou a importância da parceria dos prefeitos na implementação dos programas do Governo Federal nos municípios. O ministro disse que nada acontece na Saúde Pública do País se os prefeitos não assumirem a parceria com o Governo. O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio de oferecer saúde pública à população, da vacinação ao transplante, segundo informou Padilha. “E o desafio tem que ser compartilhado com os prefeitos e prefeitas deste País”, disse ele, para uma plateia de quase 1000 pré-candidatos nas eleições municipais.

Um dos programas mais importantes do Governo Federal, o Bolsa Família, depende da parceria com os municípios, que fazem o cadastro dos beneficiados e acompanham as condicionalidades do programa, como o pré natal das gestantes e o aproveitamento escolar das crianças. Com esta ação, o Governo Federal tirou 40 milhões de pessoas da pobreza. “É mais que uma Argentina ou um Canadá inteiro”, comparou o ministro, frisando a importância da participação dos municípios em programas desta envergadura. “Somos a 5ª economia do mundo. Mas para nós do PT, o país só será rico se todo mundo se sentir parte desta economia”, destacou Padilha.

Os municípios também tiveram papel fundamental, segundo o ministro, na redução das taxas de mortalidade infantil e materna. As duas caíram pela metade. O cuidado com as crianças de 0 a 6 anos é a essência do programa Brasil Carinhoso, lançado pela Presidente Dilma no último dia das mães. Além de ampliar o benefício do Bolsa Família para famílias que têm crianças nesta faixa etária, o programa tem outras ações fundamentais: a distribuição gratuita na rede de Farmácias Populares de sulfato ferroso, complexo vitamínico e remédio para asma para crianças desta idade. Outra ação é a construção de creches em todo o país. Segundo Padilha, apenas 4% das crianças de 0 a 6 anos estão em uma creche. Para intervir nesta situação, o Ministério da Educação dobrou o repasse de recursos para cada uma das vagas que o município oferecer nas creches locais.

No caso das farmácias, o Ministro destacou que os municípios têm papel fundamental, estimulando que as farmácias particulares façam sua adesão ao programa do governo. “Os vereadores também têm que fiscalizar as farmácias que fazem parte do programa”, completou Padilha.

Para o Ministro, os prefeitos têm que ser avaliados por suas ações em favor das crianças de 0 a 6 anos, faixa que tem sido, segundo ele, priorizada pelo Governo Dilma. “O governo tem sido marcado por duas características: pela continuidade do que começamos com Lula e pela inovação”, disse ele. “Não é possível que a inovação chegue em cada canto se não houver prefeitos em sintonia com o governo, que está tendo a sensibilidade de estabelecer como prioridade absoluta das Políticas Públicas as crianças desta idade. Um país que quer ser rico, só pode ser rico se cuidar bem das crianças. Está aqui o futuro do País, que só será rico se cada criança receber todos os estímulos para o desenvolvimento, com educação e saúde de qualidade. Essas crianças serão melhores trabalhadores, profissionais, pesquisadores e inovadores no futuro”, afirmou Padilha.

Padilha informou que o Ministério da Saúde está construindo mais de 3 mil novas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, no País, segundo censo do IBGE, há 9 mil unidades que precisam ser reformadas. “E nós abrimos a possibilidade de reformar todas elas, temos recurso para isso, bastando apenas que o prefeito nos envie um projeto”, disse ele. “Reformar não é pintar de azul, é restaurar a unidade, dar condição para o médico trabalhar, com equipamento e instalações adequados”, afirmou. Este ano, 11 mil UBS estão sendo ampliadas em todo o País.

O Governo Federal também inovou ao aumentar os recursos do programa Minha Casa Minha Vida, focando de modo especial os pequenos municípios. “Este é outro programa que depende da parceria com os prefeitos”, disse o Ministro. Para ele, os bairros que ganham casas do programa passam a ser mais protegidos, com menos violência. “E a criança que mora numa casa com luz, num bairro mais protegido, vai melhor na escola”, afirmou.

Depoimentos 

“É muito importante, tem que acontecer esse encontro. A democratização do processo político tem que acontecer. A falta de informação que existe entre os pré-candidatos em todo o estado de Minas Gerais é muito grande e essas informações veem para contribuir com o processo democrático”. Juliano Diogo Pereira, Claraval-MG.

“Foi muito esclarecedor e altamente produtivo. Muito importante para aqueles que vão ser candidato e também para aqueles que vão atuar na coordenação da campanha, nos bastidores da campanha”. André Luiz Mercier Machado, Cruzília-MG.

“Gostei muito do evento, porque reuniu várias cidades da nossa região, possibilitando a troca de experiências, e também pelas palestras, onde tivemos a oportunidade de esclarecer nossas dúvidas. Sem contar, a presença do Ministro Alexandre Padilha e dos deputados Odair Cunha e Ulysses Gomes, nossos grandes parceiros”. Heloísa Helena Limoeiro Muller, Campanha-MG.

“Esse evento está nos dando um suporte técnico, que muitas vezes nós não temos. Encontros como o este, são muito práticos para aplicarmos na campanha, como a parte jurídica, que sempre traz informações novas. A gente pode ser eleito e não levar por algum deslize, algum detalhe que a gente desconhecia”. Aparecido Teixeira da Silva, Bandeira do Sul-MG. 

“O evento foi excelente, tanto pelas palavras do Odair e do Ulysses, que vieram prestar contas do mandato e mostrar mais uma vez que estão sempre presentes na região, que majoritariamente elegeram os dois. Pela presença do ministro da Saúde, que mostrou bem as ações do seu mandato e falou sobre alguns programas do governo, que estão sendo implantados pelo Ministério da Saúde. Pelos palestrantes, que deram mais informações sobre o processo eleitoral, prestação de contas, registro de candidatura e também sobre a apresentação em público, que foi excelente. Eu acredito que todos que vieram aqui hoje saem satisfeitos. A organização está de parabéns”. Edmar Cassalho Moreira Dias, Camanducaia-MG. 

“O evento foi muito importante. Todo candidato que entrou aqui hoje, sai mais preparado, porque aprendeu muita coisa, o que pode e o que não pode ser feito na campanha. Foi um grande encontro”. Emerson Silva Araújo, Santana da Vargem-MG.

Assessoria de Comunicação do deputado federal Odair Cunha (PT-MG) e Assessoria de Comunicação do deputado estadual Ulysses Gomes (PT-MG). 

Fonte: Site do deputado federal Odair Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário