terça-feira, 12 de junho de 2012

Novo acelerador linear aumenta acesso de pacientes à rádioterapia em Minass


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou em entrevista coletiva concedida na manhã de sábado, 09/06, na cidade de Passos, que se compromete em ajudar a Santa Casa de Misericórdia na conclusão de sua maternidade e expansão dos leitos de alto risco, bem como os da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal.

Ele também anunciou a aprovação de mais R$ 10 milhões em investimentos por parte do governo federal para o tratamento de alta complexidade do câncer. Padilha disse que centros de Tratamento como o de Passos, Pouso Alegre, Varginha e Alfenas – instalados no interior do país - estão na lista dos beneficiados.

O ministro veio a Passos atendendo a um convite do deputado federal Odair Cunha (PT-MG). A intenção foi trazê-lo pessoalmente para assinar a liberação de recurso no valor de quase R$ 1,5 milhão para compra de um segundo aparelho para a radioterapia do Hospital Regional do Câncer (HRC).

Alexandre Padilha aproveitou a ocasião para conhecer toda a estrutura de atendimento da Santa Casa e Hospital do Câncer. Ele chegou ao hospital por volta das 9h30 sendo recebido pelo provedor Vivaldo Soares e pelo diretor administrativo, Daniel Porto, além de toda equipe médica da SC. Padilha percorreu vários departamentos, conhecendo de perto as UTIs, o Instituto Cardiovascular, a Maternidade e o Hospital Regional do Câncer

O provedor Vivaldo Soares Neto discursou agradecendo e argumentando que o novo equipamento trará mais segurança para os pacientes que fazem o tratamento contra o câncer. “Para nós, agora há mais tranquilidade. Somos referência regional no tratamento do câncer e temos que prestar um atendimento neste nível. O serviço precisa crescer na medida em que a incidência da doença cresce”, mencionou Soares.

O deputado Odair Cunha destacou que o “acelerador linear conquistado será para muitas pessoas a diferença entre viver e morrer”. Alexandre Padilha disse que a imagem que leva da Santa Casa e do Hospital do Câncer de Passos é de uma grande dedicação. “Não só dos médicos, dos profissionais de saúde, mas de toda comunidade em torno de um hospital que já tem alguns indicadores que mostram o nível de excelência”, parabenizou. Disse também que um segundo acelerador linear no HRC vai mais que dobrar o acesso das pessoas à radioterapia.

Durante a entrevista coletiva, o ministro voltou a citar os investimentos para o tratamento do câncer, em específico para os serviços de alta complexidade, e completou dizendo que centros de tratamento como o de Passos são candidatos a receber investimentos.

Em relação à Santa Casa, ele assumiu o compromisso de ajudar o hospital a concluir a construção da maternidade, proporcionando a expansão dos leitos da UTI Materna e Neonatal. Para isso, ele citou o Programa Rede Cegonha, que busca dar mais qualidade na atenção ao parto e ao nascimento em todo o Brasil. No ano de 2011, o Ministério da Saúde conseguiu diminuir em 29% os óbitos nos leitos maternos no nosso país.

Fonte: Jornal Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário