O Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), está investindo na expansão do sistema rodoviário brasileiro, sua manutenção, segurança rodoviária, estudos e projetos. A expansão do sistema prevê obras em duplicação, pavimentação, acesso a portos, contornos e travessias urbanas, para a eliminação de pontos de estrangulamento em eixos estratégicos, além do desenvolvimento de novas regiões, ampliação da integração física nacional aos países vizinhos e redução do custo do transporte. A melhoria da qualidade e tráfego nas rodovias, para reduzir o índice de acidentes, a garantia de carteira de projetos para investimentos no setor com previsão de integração a outros modais (ferrovias e hidrovias) e concessão de rodovias com grande volume de tráfego também são objetivos desse setor do eixo Transportes.
Veja a lista de empreendimentos:
- 3ª Etapa de concessões de rodovias federais - BR-040 - Brasília/DF – Juiz de Fora/MG - DF GO MG
- 3ª Etapa de concessões de rodovias federais - BR-116/MG - Div.BA/MG a Div.MG/RJ - MG
- BR-365/MG - Duplicação - Entrada BR153(Trevão) - Uberlândia - MG
- Adequação de Capacidade do Anel Rodoviário de Belo Horizonte (trecho atual) - MG
- Balanças - lote 08 - BA MG
- Balanças - lote 09 - ES MG RJ
- Balanças - lote 10 - GO MG
- Balanças - lote 11 - GO MG
- BBR-367/MG - Projeto de pavimentação Div MG/BA-Almenara - MG
- BR - 364/MG - Construção e pavimentação Entr. BR-153/MG -Campina Verde – Gurinhatã - MG
- BR 262/MG - Adequação de capacidade da Travessia Urbana de Uberaba - MG
- BR- 262/MG - Adequação de Capacidade (Nova Serrana - Uberaba) - MG
- BR-040-262/MG - Construção do Contorno Sul do Anel Rodoviário deBelo Horizonte (Betim-Nova Lima) - MG
- BR-040-381/MG - Projeto do Contorno Norte do Anel Rodoviário de Belo Horizonte (Betim-Ravena) - MG
- BR-050/MG - Duplicação - Div GO/MG - Araguari - MG
- BR-050/MG Subtrecho Uberlandia Araguari - MG
- BR-135 MG - Montes Claros - Ent. BR-040 - MG
- BR-135/MG - Pavimentação - Divisa BA/MG - Itacarambi - MG
- BR-146/MG - Bom Jesus - Guaxupé - MG
- BR-146/MG - Passos - Bom Jesus - MG
- BR-146/MG – Projeto de pavimentação trecho Tapira–Passos - MG
- BR-251/MG - Travessia Urbana de Unai - MG
- BR-262/MG - Betim - Nova Serrana - MG
- BR-265/MG Subtrecho Alpinópolis - Jacuí - MG
- BR-265/MG Subtrecho Ilicínea - Entroncamento MG-184 - MG
- BR-364/MG - Implantação e Pavimentação (Gurinhatã - Divisa Mg/Go) - MG
- BR-367/MG - Pavimentação Minas Novas - MG-114 (Virgem da Lapa) - MG
- BR-381/MG - Duplicação Governador Valadares - Belo Horizonte - MG
- BR-381/MG – Projeto da Duplicação Governador Valadares – BH - MG
- BR-381/MG – Trecho Valadares – BH Obras Adequação e Melhoramentos - Belo Horizonte - Acesso a Sta Mª de Itabira - MG
- BR-440/MG - Adequação de Capacidade/Construção e Pavimentação (Travessia Urbana de Juiz de Fora) - MG
- Controle de Velocidade - MG
- Estudos e projetos a executar - MG
- Estudos e projetos em execução - MG
- Manutenção a executar - MG
- Manutenção concluída - MG
- Manutenção em execução - MG
- Sinalização a executar - MG
- Sinalização em execução - MG
Sobre o PAC
Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Lula (2007-2010), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.
Pensado como um plano estratégico de resgate do planejamento e de retomada dos investimentos em setores estruturantes do país, o PAC contribuiu de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de renda, e elevou o investimento público e privado em obras fundamentais.
Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1,62% do PIB em 2006 para 3,27% em 2010) e ajudou o Brasil a gerar um volume recorde de empregos – 8,2 milhões de postos de trabalho criados no período.
Teve importância fundamental para o país durante a grave crise financeira mundial entre 2008 e 2009, garantindo emprego e renda aos brasileiros, o que por sua vez garantiu a continuidade do consumo de bens e serviços, mantendo ativa a economia e aliviando os efeitos da crise sobre as empresas nacionais.
Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase, com o mesmo pensamento estratégico, aprimorados pelos anos de experiência da fase anterior, mais recursos e mais parcerias com estados e municípios, para a execução de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.
Fonte: http://www.pac.gov.br
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