terça-feira, 24 de abril de 2012

Lopes propõe Seminário para discutir desindustrialização em Minas

O deputado federal Reginaldo Lopes, que coordena a bancada federal mineira na Câmara, participou de mais uma rodada de discussões entre representantes de universidades federais e estaduais de Minas Gerais e o setor empresarial. A reunião, que debateu a construção de uma nova economia para o estado com base na tecnologia, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
 
De acordo com Lopes, o próximo passo será a realização de um Seminário para discutir a desindustrialização em Minas e as propostas concretas de mudança desse paradigma econômico com base na parceria entre os Governos Federal e Estadual, as universidades, o setor empresarial e as centrais sindicais.
 
“Eu acho que o grande desafio de Minas é pensar para o futuro, substituindo a base de desenvolvimento econômico que é essencialmente primária por uma nova economia baseada no conhecimento científico e tecnológico das universidades”.
 
Com data prevista para 14 e 15 de maio, o Seminário deverá contar, na abertura, com a participação dos Ministros da Ciência e Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marco Antônio Raupp, Aloizio Mercadante e Fernando Pimentel, respectivamente. Além dos secretários estaduais ligados à área de inovação tecnológica.
 
No segundo dia, a proposta é socializar as experiências de sucesso das universidades e apresentar pesquisas passíveis de aplicabilidade, que gerem desenvolvimento social e econômico. “Também serão convidadas as estatais federais e estaduais para se fazer um amplo debate sobre como está sendo concebida e executada a expertise dessas empresas”, disse o coordenador da bancada.
 
“A ideia é que a gente possa, junto com as coordenações das universidades e centrais sindicais, trazer para Minas um projeto de aplicação desses recursos a partir das linhas de desenvolvimento e tecnologia das instituições de ensino. Queremos fazer uma grande articulação que possa envolver todos esses atores”.
 
Também ficou definido que será criado um comitê executivo para centralizar as decisões e fazer uma reunião com caráter maior de encaminhamento.
 
Fonte: Site do deputado federal Reginaldo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário