terça-feira, 24 de abril de 2012

Mulheres do PT de Minas discutem igualdade e política durante encontro municipal em BH


No dia 14 de abril, as mulheres do PT se reuniram na sede do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte, para participarem do 16º Encontro da Secretaria Estadual de Mulheres do PT de Minas Gerais. Além do debate para reforçar a luta das mulheres em busca da igualdade e o fim das diferenças de gênero e etnias, o encontro aprofundou a discussão sobre a necessidade de ampliação dos espaços e do papel das mulheres na política. Quatrocentas e doze pessoas se inscreveram no evento, onde foi eleita a nova secretária Estadual das Mulheres, Rita Calazans (Ritinha da Cut).

A primeira sindicalista, negra, a ocupar o cargo no partido, assume a Secretaria das Mulheres no Estado para um mandato de quatro anos. Sua trajetória de vida se confunde com a história do Partido dos trabalhadores e dos movimentos sociais na defesa das lutas das mulheres pela cidadania plena. Rita Calazans assumiu a Secretaria com a promessa de trabalhar pela concretização dos anseios das mulheres do PT, consolidando e ampliando o participação partidária e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Uma das grandes conquistas da Secretaria das Mulheres nos últimos meses foi a criação do Fundo Partidário, constituído através do repasse mensal de 5% dos recursos do PT Estadual para investimentos nos cursos de formação política e nas atividades partidárias. Além disso, esse ano, no IV Congresso, realizado em setembro do ano passado, foram aprovadas decisões que vão avançar em torno da organização do PT como a garantia da paridade de mulheres nas direções do partido e a adoção de cotas para juventude.

Para as mulheres do PT, mesmo as conquistas e o fortalecimento recentes das Secretarias Municipal, Estadual e Nacional estão ainda distantes do caminho ainda a ser percorrido para reduzir o abismo que afasta as mulheres da cúpula partidária do PT. Esse é um dos principais assuntos a serem discutidos no Encontro Nacional, que será realizado em Brasília, nos próximos dias 05 e 06 de maio, onde também será eleita a nova secretária e o coletivo nacional das mulheres.

A secretária Rita Calazans afirma que o encontro nacional vai reforçar os debates estaduais que priorizam como pontos centrais de discussão a luta feminista em defesa de uma sociedade pautada pela igualdade social e o fim das diferenças de gênero e etnias. “O PT é um partido que a bandeira de luta soma-se aos interesses dos movimentos sociais pela conquista de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”.

O Brasil hoje é presidido pela primeira vez na sua história por uma mulher e isso é um orgulho para as mulheres que fazem parte da história política partidária. “A presidenta Dilma é mais do que uma grande inspiração. Na condução do seu governo, tem sido um exemplo na criação de políticas públicas voltadas para as mulheres, nas ações governamentais para beneficiar os jovens e a população mais carente. Ao nomear grandes mulheres para posto e cargos de altíssima qualidade, a presidenta dá um grande exemplo de reconhecimento e da igualdade de condições”, afirma Maria Hélia, uma das integrantes do coletivo das mulheres.

Fonte: Site do deputado federal Gabriel Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário