segunda-feira, 28 de maio de 2012

Parlamentar defende setor têxtil e de confecção no Estado de Minas Gerais


"A indústria brasileira é a maior indústria têxtil de confecção integrada do Ocidente, a quarta maior do mundo em fabricação de vestuário, e a quinta maior na fabricação de fios e tecidos" afirmou o diretor superintendente da ABIT, Fernando Pimentel

O deputado federal Odair Cunha (PT-MG), que é secretário geral da Frente Parlamentar José Alencar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecção, participou de audiência pública, nesta sexta-feira, (25), em Monte Sião. O objetivo da reunião foi o debate de medidas para proteger, fortalecer e incentivar a indústria da confecção, em especial a malharia. 

Convocada pelo vereador de Monte Sião, João Paulo Ribeiro, a audiência contou com a presença do diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Pimentel, do presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Inácio Bueno, de autoridades locais e regionais, e de lideranças empresariais do setor têxtil da região.

Ribeiro explicou que a importação de peças acabadas da Ásia e, principalmente, da China tem prejudicado o setor, pois chegam ao mercado com preços mais atrativos que as peças fabricadas no país. “Monte Sião se destaca como a capital nacional do tricô onde 90% de seus habitantes têm como sua fonte de renda a produção de malhas”, afirma Ribeiro. Segundo ele, está é a realidade também de outros onze municípios vizinhos a Monte Sião: Jacutinga-MG, Albertina-MG, Ouro Fino-MG, Inconfidentes-MG, Borda da Mata-MG, Bueno Brandão-MG, Águas de Lindóia-SP, Lindóia-SP, Socorro-SP, Serra Negra-SP e Amparo-SP. 

O deputado Odair Cunha disse que a Frente Parlamentar tem trabalho em sintonia com a ABIT e que a reunião era um momento importante para definir os desafios a serem assumidos em Brasília junto ao Governo Federal. Segundo ele, alguns avanços foram alcançados como a redução da alíquota para 1% e o estabelecimento da margem de preferência para compra de produtos nacionais. “Há muitos produtos que os governos federal, estaduais e municipais compram e não são brasileiros. Autorizar que os produtos nacionais possam ser adquiridos a um custo maior, foi uma iniciativa muito importante” afirmou o deputado Odair Cunha.

A audiência foi realizada na data em que se comemora o Dia da Indústria e, de acordo com Fernando Pimentel, a indústria brasileira é a maior indústria têxtil de confecção integrada do Ocidente, a quarta maior do mundo em fabricação de vestuário, e a quinta maior na fabricação de fios e tecidos. Pimentel ressaltou o reflexo do crescimento das obras de infraestrutura no desenvolvimento da indústria têxtil. “O Brasil entra numa fase extremante importante, no sentido de grandes obras de infraestrutura que carregam uma grande quantidade de produtos têxteis: têxteis técnicos, tecnológicos, geotêxteis, uniformes para as construtoras, tudo isso criando um ambiente extremamente favorável para esse setor que é capilar, distribuído por todo o território nacional, gerando riqueza e renda, e empregando mais de 70% da sua mão de obra de mulheres”

A reunião aconteceu no Centro Cultural Professora Itália Zucato Pacchioni e reuniu cerca de 80 pessoas de diferentes cidades: Monte Sião, Ouro Fino, Toledo, Bueno Brandão, Águas de Lindóia e Jacutinga.

Fonte: Site do deputado federal Odair Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário