sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pesquisa Ibope aponta que Gilmar tem 53% e Luiz Humberto 19%


Na primeira pesquisa Ibope CORREIO de Uberlândia/TV Integração realizada após o registro das candidaturas para prefeito de Uberlândia, cujo primeiro turno vai ocorrer no dia 7 de outubro deste ano, o candidato Gilmar Machado (PT) lidera com 53% das intenções de voto na consulta estimulada. O candidato Luiz Humberto Carneiro (PSDB) tem 19% e Gilberto Cunha (PSTU) possui 2%. Não souberam ou não responderam totalizaram 22% e brancos e nulos foram 3%.

A pesquisa encomendada pelo CORREIO de Uberlândia em parceria com a TV Integração, com o registro no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) número 00234/2012, foi divulgada ontem. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Foram 602 entrevistas com eleitores de Uberlândia com mais de 16 anos entre os dias 13 e 15 de agosto. Com a aplicação da margem de erro, Gilmar Machado teria entre 49% e 57%, Luiz Humberto Carneiro teria entre 15% e 23% e Gilberto Cunha entre 0% e 6%. De acordo com o Ibope, as somas das respostas não totalizaram 100% porque são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas.

O perfil dos eleitores de cada candidato também foi revelado pela pesquisa do Ibope. Líder na estimulada, Gilmar Machado tem mais preponderância no eleitorado masculino (56%), com 25 a 29 anos (60%) e com ensino médio (56%). Luiz Humberto Carneiro tem mais ascendência sobre o eleitorado feminino (20%), com idade entre 16 e 24 anos (23%) e com escolaridade da 5ª à 8ª série do ensino fundamental (21%). O perfil do eleitorado de Gilberto Cunha é composto principalmente por mulheres (3%), com mais de 50 anos (4%) e com até a 4ª série concluída (6%).

A maioria dos potenciais eleitores dos três candidatos a prefeito de Uberlândia está no topo da pirâmide social. No recorte por renda familiar da pesquisa estimulada, Gilmar Machado tem mais preponderância entre o eleitorado com renda mensal superior a dois salários mínimos. Foram 54% na faixa com renda entre dois e cinco salários e índice idêntico na faixa populacional com renda superior a cinco salários mínimos. Luiz Humberto Carneiro também tem maior preferência entre os eleitores com renda acima de cinco salários mínimos (28%). Assim como Gilberto Cunha, com 3% neste recorte por renda.

Fonte: Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário